sexta-feira, 10 de abril de 2009

Encontro de Jesus com a Samaritana


Jo 4, 5-42

Todo encontro de Jesus com alguém narrado na Bíblia possui alguns aspectos muito mais profundos do que podem sugerir no início, o encontro de Jesus com a samaritana não é diferente. Portanto, temos que ler o evangelho sempre pedindo a luz do Espírito Santo para nos dar o discernimento necessário para compreender o real significado das palavras ali escritas para nossa salvação. Desta forma o que podemos tirar deste encontro:

Os judeus e os samaritanos eram povos não muitos amigos, pois os samaritanos adoravam a Deus no monte Gazirim e criam que somente eles eram descendentes diretos dos antigos Patriarcas judeus. Desta forma se analisarmos com calma, vamos perceber que o tom da conversa é quase uma discussão, pois aquela samaritana estava com o espírito armado contra aquele judeu.

Ao ler a narração deste encontro, alguns podem pensar que aquela samaritana era uma mulher sem conhecimentos religioso, mas na verdade não era bem assim, era uma mulher inteligente, que mesmo sabendo que aquele judeu era um profeta, não se intimidou e ainda toca no espinho da briga entre judeus e samaritanos (Jo 4, 19-22).

Jesus, no entanto, não usa meias palavras e não faz tenta fazer ecumenismo, ele é enfático: "– a salvação vem dos judeus". Paralelamente vemos hoje uma profusão de religiões e Igrejas que se dizem Cristãs, outras nem tanto pois acreditam mais no que homens disseram, do que as palavras do próprio Jesus Cristo, mas é sabido que Jesus deixou aqui uma Igreja sob o comando do Apóstolo Pedro (São Mateus 16,18) que vêm desde então proclamando o evangelho tal como Ele ordenou: A Igreja Católica Apostólica Romana (Católica, pois é universal, está no mundo todo pregando a mesma palavra; Apostólica, por que vêm diretamente dos apóstolos, graças a chamada sucessão apostólica; e Romana pois têm sua sede em Roma)

Quando um pouco antes de Jesus se apresenta como o messias, e diz que logo viria a hora que não haveria local para adorar, mas sim em espírito e em verdade, ela se desarma e vê naquele homem a figura de Deus e fala do Messias que há de vir (creio que desconfiando de sua presença marcante) e após a revelação de que ele era o messias, ocorre sua conversão.

Não é narrado na bíblia se a mulher deixou o seu 6º marido ou nada de sua vida dali em diante, mas ela reconheceu-se pecadora, e este é o primeiro passo para a nossa salvação. E os mesmos samaritanos que não se davam com judeus, se apaixonaram pelas palavras de Jesus. Da mesma forma isto acontece hoje entre católicos e protestantes. Adoramos o mesmo Deus, mas a Igreja Católica como fiel depositária da verdade proclamada por Nosso Senhor Jesus Cristo anuncia o evangelho e defende aspectos como moral, ética e santidade dentro de assuntos que dizem respeito a toda a humanidade e nossos irmãos separados normalmente estão armados contra qualquer declaração da Igreja Católica. Devemos aprender com Jesus a ser fiéis e dizermos à verdade doa a quem doer, atinja a quem atingir, pois só assim estaremos sendo fiéis a Cristo.

domingo, 8 de março de 2009

Catecumenato

Nós fomos criados por Deus para sermos seres perfeitos e santos e por isso, vivermos a santidade. Mas infelizmente esta graça foi perdida por culpa do pecado original cometido por nossos primeiros pais: Adão e Eva.

Humanamente falando, todo o nosso conhecimento sobre Deus é limitado. Dada nossas limitações humanas. Mas é possível falar de Deus a partir das Criaturas criadas por Ele e também através de nosso modo limitado de conhecer e pensar.

Desta forma, as perfeições das criaturas (sua bondade, verdade, beleza) refletem a perfeição divina de Deus. Assim podemos falar de Deus a partir dessas criaturas. Entretanto Deus transcende toda e qualquer criatura, deste modo devemos tomar bastante cuidado para não confundi-lo com nada que existe na terra, pedindo sempre que o Espírito Santo venha iluminar nossas mentes e que nos use para revelar a verdade.

O que é o catecumenato?

O Catecismo da Igreja Católica explica muito bem:

1229) Desde o tempo dos Apóstolos que tornar-se cristão requer um caminho e uma iniciação com diversas etapas. Este itinerário pode ser percorrido rápida ou lentamente. Mas deverá sempre incluir certos elementos essenciais: o anúncio da Palavra, o acolhimento do Evangelho que implica a conversão, a profissão de fé, o Batismo, a efusão do Espírito Santo, o acesso à comunhão eucarística.

1230) Esta iniciação tem variado muito no decurso dos séculos e segundo as circunstâncias. Nos primeiros séculos da Igreja, a iniciação cristã conheceu grande desenvolvimento, com um longo período de catecumenato e uma série de ritos preparatórios que escalonavam liturgicamente o caminho da preparação catecumenal, desembocando na celebração dos sacramentos da iniciação cristã.

1231) Nas regiões onde o Batismo das crianças se tomou largamente a forma habitual da celebração deste sacramento, esta transformou-se num ato único, que integra, de um modo muito abreviado, as etapas preliminares da iniciação cristã. Pela sua própria natureza, o Batismo das crianças exige um catecumenato pós-batismal. Não se trata apenas da necessidade duma instrução posterior ao Batismo, mas do desenvolvimento necessário da graça batismal no crescimento da pessoa. É o espaço próprio da catequese.

1232) O II Concílio do Vaticano restaurou, para a Igreja latina, "o catecumenato dos adultos, distribuído em várias fases". O respectivo ritual encontra-se no Ordo initiationis christianae adultorum. Aliás, o Concílio permitiu que, "para além dos elementos de iniciação próprios da tradição cristã", se admitam, em terras de missão, "os elementos de iniciação usados por cada um desses povos, na medida em que puderem integrar-se no rito cristão".

Nos primeiros séculos da Igreja o catecumenato era um período de iniciação, na vivencia Cristã e na vida comunitária dos seguidos de Cristo. Era designado um padrinho (Pessoa escolhida com base em sua fé para ser exemplo de vida para o catecúmeno) para acompanhar o crescimento do candidato. Este período de formação durava de 2 a 3 anos e eram acompanhadas pela comunidade com celebrações e entregas simbólicas como preparação para os sacramentos.

O Papa Paulo VI trouxe de volta o catecumenato como preparação dos novos cristãos e define-se como:

"Um espaço de tempo no qual os candidatos aos sacramentos de iniciação Cristã recebem formação por meio da catequese, distribuída por etapas e integralmente transmitida, e se exercitam praticamente na vida cristã".

Resumidamente o catecumenato é:

  • Um seminário para leigos;
  • Uma escola de fé consciente e adulta para os que querem engajar-se na comunidade Cristã;
  • Desta formação, sob a luz do Espírito Santo surgem os catequistas, Líderes, Agentes de pastorais, padres, religiosas, etc
  • Catecumenato vem da palavra cathequéo (Kατηχέω em grego) que significa instruir em alta voz, ressonância.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Virando a página....

A partir de hoje este Blog ganhou um nome e uma função, se antes ele se chamava "Sem Motivo" agora ele se chama 'Kατηχέω', palavra grega que significa "Instruir em viva voz". Sua pronúncia é algo parecido com Katechéô e tem tudo haver com o que farei com esse espaço.
Sou monitor de Catecumenato da paróquia de N. Sra. de Fátima em Manilha, Itaboraí, RJ e como este blog estava sem razão de existir, vou postar entre outros assunto de cunho católico, o conteúdo de todas os encontros que acontecem todos os domingos às 8:00 da manhã.
Aliás! Catecumenato é uma preparação para os sacramento de iniciação cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) e possui toda uma estrutura para formar um cristão com uma fé mais sólida e mais atuante frente aos desafios do mundo de hoje.
Sejam bem vindos, apreciem e entrem comigo na aventura magnífica que é mergulhar na vida e ministério de Cristo e nos insondáveis caminhos de Deus.
;-)