quinta-feira, 25 de junho de 2009

A Parábola do semeador


Mc 7, 41-9.13-20 (Mt, 13 1-9 ; Lc 8, 4-8)

Jesus chama todos os homens para o reino dos céus. Inicialmente o povo eleito era o povo de Israel, mas eles o rejeitaram e graças a isso, hoje podemos ser chamados também de: o povo de Deus. Mas para poder entrar, é preciso acolher a palavra de Deus.

O Reino dos céus pertence aos pobres e pequeninos, ou melhor, quem o acolhe com o coração humilde. E Jesus convida o povo a entrar no Reino de Deus por meio de parábolas. Mas por que será? Em Mt 13, 13-16 Jesus diz:

"Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s)."

Através das parábolas Jesus convida todos a participarem do Reino, mas isso exige uma opção radical e apenas palavras não bastam, é preciso agir. E as palavras de Jesus nos instigam a mudar. Para os que estão com Jesus , tudo lhes é mostrado enquanto que para os outros tudo é enigmático. (Mt 13, 18-23).

Isto nos leva a pensar... Que tipo de terreno nós somos?

  • O 1º que ouve a palavra e não entende?

    O que ouve a homilia durante a missa e não consegue perceber a voz de Deus falando com ele. Pois sequer dá ouvido e tenta entender tudo que está acontecendo;

  • O solo pedregoso, que não tem raízes?

    Animados pelo padre que é bem legal, por causa de um encontro, tarde ou retiro começa a seguir muito entusiasmado, mas um entusiasmo efêmero que na primeira dificuldade se desanima (tá chovendo..., Tá quente.... To cansado...)

  • O solo cheio de espinhos, que foi sufocado?

    Tem catecumenato de manhã, mas meu padrinho chegou de viagem e não posso ir. Tenho que trabalhar hoje e não posso ir, etc.

  • Ou o último solo que produz muito fruto?

    Você procura ajudar seu irmão, quer vê-lo participar de tudo na Igreja, coloca seus dons a serviço do Reino, etc. Segue os mandamentos?

E como anda o solo das pessoas que nos rodeiam? Aliás! O que está acontecendo como mundo hoje? A pregação do evangelho avança, mas a palavra de Deus não penetra nos corações das pessoas. O que será que está acontecendo? Será que a palavra de Deus perdeu força? Será que não há mais espaço para Deus nos tempos modernos? Por causa deste tipo de pergunta, até mesmo João Batista enviou discípulos para confirmar se ele era realmente o Cristo. Todo o anuncio feito por João Batista sobre o Reino de Deus e a vinda do Messias (E ele foi preso por isso), e o que mais se parecia com o enviado de Deus estava ensinando... Onde está o poder, Onde está o Reino, e a glória por onde anda?

De fato, o Reino dos céus é completamente diferente dos reinos da terra, e seu crescimento (por obra e graça de Deus) acontece a seu tempo, de maneira gradual e alguns judeus não aceitaram isso e resolveram e resolveram estabelecer o Reino pela força (Queriam o Messias vingador, que derrotaria o Império Romano). Esta mentalidade ainda existe, mas disfarçada, onde a pessoa não quer esperar pela felicidade plena após a morte quer buscar a felicidade aqui e agora (É o que prega a Teologia da prosperidade) ou ainda oferece ajuda na Igreja esperando a graça de Deus (Teologia da retribuição).

A verdade é que nem todos Jesus pretende levar para seu reino, pois muito serão chamados, mas poucos os escolhidos. Tudo dependerá do solo onde a semente for plantada:

A beira da Estrada

Um coração duro, curiosidade para experimentar tendências novas no comportamento, na moda ou até mesmo na sexualidade. Ficar "assistindo" a missa procurando defeito no padre ou nos seus auxiliares. Ser presunçoso e achar que sabe tudo. Ou ainda querer tudo para o agora e não confiar na divina providência. Devemos confiá-los à misericórdia de Deus, pois somente será capaz de fazer florescer algo bom

Coração raso

Entusiasmados, emocionalmente excitáveis, impulsivos, deixam-se levar pelo momento. Mas Deus não quer um amor de momento, Ele quer o amor de filho que você é. Devemos ensiná-lo embora estar com cristo possa trazer alegrias, podemos passar por momentos difíceis, Precisamos estar comprometidos com Cristo.

Coração com espinhos

O filho do Reino não deve somente parecer bom, mas ser efetivamente bom e fazer o bem. A preocupação demasiada com o trabalho, com o dinheiro, o alimento, abrigo, entre muitas outras coisas, tiram a atenção do cristão. A prosperidade promete realização, mas efetivamente não dão. Isto não significa que não devemos buscar coisas melhores ou uma situação melhor para nossa vida. Mas Deus ensina que devemos buscar primeiro as coisas do alto e todas as "outras" coisas nos serão acrescentadas. Se alguma coisa tira minha atenção de Deus está coisa deve ser tirada imediatamente de minha vida.

Terra boa

Fecho o assunto, dizendo que estas pessoas estão no caminho certo para o céu, pois ouvem a palavra e a põe em prática, seja evangelizando pela palavra, ou pelo exemplo, ou por qualquer meio. Não devemos desanimar se a palavra não surtir o efeito desejado. Mesmo que exista o melhor semeador e a melhor semente, se não houver uma terra boa para acolher a semente ela nunca poderá produzir frutos.

Aproveitando a reflexão responda as perguntas:

  • O que está parábola me fez aprender sobre mim mesmo?
  • Que tipo de solo eu fui e qual eu sou agora?
  • O que vou fazer de agora em diante?

Guarde essas respostas em seu coração e peça pra Jesus agir junto a tié tenha certeza que o Reino de Deus irá resplandecer em seu ser e você se tornará um verdadeiro discípulo e filho do Reino.

Nenhum comentário: