terça-feira, 31 de agosto de 2010

Deus Pai Criador




Gn 3, 1-24


No princípio Deus criou o céu e a terra... Assim inicia a bíblia e o nosso credo. Desta forma o próprio caminho catecumenal não poderia fugir desse princípio.
Conhecer a criação nos responde algumas perguntas filosóficas feitas por pessoas de todas as épocas: de onde viemos? Para onde vamos? Qual é o nosso fim? E nossa origem?
Estas perguntas se respondidas adequadamente, pode dar uma orientação para nossa vida e nosso modo de agir. A criação, no entanto, possui diversas teorias e histórias e há muita divergência de opinião:
  • Alguns dizem que todas as coisas se auto-originaram totalmente pelo acaso (Epicúreos), negando que há uma inteligência anterior à criação.
  • Platão disse que todas as coisas foram feitas a partir da matéria incriada, colocando em Deus uma limitação. Ou ainda igualando Deus a um mero artesão que molda as coisas ao seu prazer.
  • Os gnósticos inventaram um artifície para todas as coisas (Demiurgo), ignorando as sagradas escrituras.
São Paulo em sua carta ao hebreus capítulo 11 versículo 3 diz o seguinte: "Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível". Desta forma, dizer qualquer coisa que contrarie isto é cair na heresia, palavra tão esquecida e fartamente presente no nosso cotidiano.
O ser humano dotado de inteligência já encontrou uma resposta para a questão das origens. E mesmo que este conhecimento esteja escurecido pelo erro, a fé alimentada pelo Espírito Santo nos faz compreender que a palavra de Deus criou o mundo a partir do invisível (nada).
 Se analisarmos a criação pelo critério científico, teremos que falar sobre o big bang, teoria tão famosa entre os cientistas como fenômeno que deu origem a tudo que existe no universo, e por consequência deu origem a todo o ser vivo que existe na Terra. Mas eu me nego a acreditar que meus antepassados primitivos foram algas, ou ainda macacos... Não digo que esta teoria esteja errada, mas se olharmos sob a luz do Espírito Santo, poderemos começar a perceber que a narrativa da bíblia sobre a criação de todas as coisas na Terra faz muito mais sentido que qualquer outra teoria lançada por algum estudioso. Em Gn 1 e 2 há a narrativa da criação da Terra em apenas 7 dias... Mas uma perguntinha que sempre povoou meu íntimo: Quanto tempo é um dia para Deus? Em nossa existência a nossa noção de espaço e tempo está muito ligada ao nosso dia de 24 horas, mas será que naquela época – sé é que podemos chamar de "época" – o dia durava 24 horas? Será que o big bang, essa explosão que deu início a tudo não foi o meio que Deus Todo poderoso escolheu para começar a criar todas as coisas? São perguntas que talvez os cientistas possam responder dentro de algum tempo, mas tenho certeza de que se eles colocassem mais Deus em suas pesquisas, as respostas viriam mais facilmente.
Alguns cientistas estão tentando recriar o big bang, para entender como começou tudo, e assisti uma entrevista com um dos responsáveis pela pesquisa e ele se demonstrava muito entusiasmado com as possibilidades, no entanto uma declaração dele me fez ficar muito preocupado, ele disse: "Vamos passar a entender muita coisa... E não vamos depender tanto de Deus para explicar o início de tudo...", Torço para que ele encontre as respostas que procura, mas como assim não precisar de Deus? O próprio Albert Einstein era religioso, Galileu Galilei também era e são vários os exemplos de cientistas que buscavam o conhecimento científico e não deixavam de buscar a Deus. Ciência e Religião podem e devem andar lado a lado...
 Mas voltando ao assunto principal, Deus é infinitamente bom, e Ele nos deu a conhecer a verdade da criação, e revelou progressivamente a Israel este mistério, que se baseia nas seguintes idéias principais:
  • Deus é eterno (Não tem início nem fim). Só Deus existia antes de tudo, mas Ele quis comunicar sua perfeição a outros seres, em especial o homem, criado-o a sua imagem e semelhança;
  • Deus criou o mundo do nada;
  • Deus criou tudo para sua honra e glória;
  • Deus nos deu o trabalho e o domínio da terra. Deus poderia ter feito tudo à sua maneira, mas quis que o homem dominasse a criação trabalhando... Deus quis precisar de nós;
  • Deus conserva e governa o mundo;
Por isso e por muitos outros motivos devemos:
  • Oferecer o trabalho do dia e agradecer ao Senhor por tudo
  • Confiar em Deus;
  • Nos colocar à disposição dos propósitos de Deus, para que sejamos instrumentos de sua vontade;

Dessa forma nos tornaremos Cristãos melhores, Pessoas melhores e com certeza estaremos ajudando e muito a construir um mundo melhor.

Um comentário:

LUZ VITORIOSA DE OXALÁ disse...

Parabéns pelo seu blog! excelente!
convido-o a participar do blog: www.virgemdeguadalupe.blogspot.com e colocar em seu blog a imagem da Senhora de Todos os Povos e da oração ensinada por ela para suplicar um novo derramar do Espírito Santo no mundo!